domingo, 27 de janeiro de 2008

MENOS UMA MENTIRA PARA CONTAR

Maracanã, 17 de Janeiro de 2008.
.
MENOS UMA MENTIRA NO MUNDO
.
Eu sempre ouvi que a torcida do Flamengo só é grande porque todas as pessoas que não gostam de futebol dizem que são flamenguistas. A torcida arco-íris (e o resto do Brasil também) usa esse argumento para conseguir lidar com o rolo compressor que a massa rubro-negra se tornou. Infelizmente, agora esse pessoal vai ter que arrumar outra história para contar, porque o Datafolha acaba de divulgar a sua última pesquisa sobre torcidas no Brasil, com absurdos 11,8 mil entrevistados.
.
Em primeiro lugar, é quase inacreditável que a torcida rubro-negra seja, aproximadamente, o DOBRO do total das torcidas do Vasco, Fluminense e Botafogo, somadas. O Flamengo tem 17% da preferência nacional e o arco-íris carioca soma ridículos 9%. Mas não é para isso que eu estou aqui. Voltando para o assunto desta mensagem, percebam: 84% dos rubro-negros têm interesse por futebol, empatando (tecnicamente) com Vasco (85%) e Botafogo (83%). Mas a torcidinha tricolor não vem no mesmo ritmo, ficando com 75%. E os paulistas também dão banho no Fluzinho: Santos (91%), São Paulo (88%), Palmeiras (87%) e Corinthians (84%) estão um degrau acima.
.
Agora vem o melhor. Dos rubro-negros, 17% afirmaram não ter absolutamente nenhum interesse por esta porcaria de futebol. Vasco (15%) e Botafogo (17%) estão no mesmo nível. O Fluzão paga mico outra vez, com 25%. Ou seja, de cada quatro gays, um só vai ao Maracanã para ver show do Pet Shop Boys. E, para finalizar, a resposta absurda: "Não sei". Algumas pessoas disseram que não sabiam se tinham interesse por futebol. Você pode gostar, odiar, ser indiferente, mas não saber? Como assim não sabe? Bem, nenhum rubro-negro respondeu isso, óbvio! Nem corintiano, nem palmeirense, nem são-paulino. Mas o que teve de botafoguense e tricolor com essa dúvida...
.
Podem comemorar a morte de mais uma mentira do mundo.
..