domingo, 27 de janeiro de 2008

O NOVO ANJO DE PERNAS TORTAS

Maracanã, 16 de Novembro de 2007.
.
IRINEU E O NOSSO MILAGRE
.
No fim de julho desse ano, num domingo, eu, meu pai, minha irmã e o Irineu estávamos em Porto Alegre. Não o encontrei nem pude vê-lo tentar cortar com o calcanhar um escanteio batido pelo Tcheco no início do segundo tempo de Grêmio x Flamengo. Não sei se há outro caso na história do futebol de um zagueiro tentar, com o calcanhar e dentro da pequena área, cortar um cruzamento. Talvez haja ou talvez o Irineu seja um inovador. Mas o fato é que naquela hora a sua invenção fez com que ele parecesse uma cansada galinha voadora, errando o corte com a direita e fazendo com que a bola pegasse em sua perna esquerda e entrasse na própria meta.
.
Estava feito o gol mais ridículo do ano.
.
O golaço do Irineu gerou muitas coisas. A principal delas foi que ele pôs o Flamengo na lanterna do campeonato. E quando o Flamengo ocupa o último posto de qualquer competição até porteiro de entrada lateral da Gávea é culpado de alguma coisa. No Flamengo é assim. E aquele gol determinou a demissão do Ney Franco, porque na Gávea técnico nenhum resiste à 20ª posição. Essa demissão não foi imediata porque não é fácil demitir um técnico com dois títulos em 1 ano de trabalho. Nos dois jogos seguintes do Ney ele venceu o América em Juiz de Fora e empatou com o Corinthians no Morumbi. Alguém pode ser demitido por esses dois resultados?
.
Claro que não. Mas, como eu disse, ninguém resiste a um gol contra de uma galinha morta que põe o Flamengo na lanterninha do Brasileirão. Só hoje podemos ver a bênção que foi aquele ato divino do Irineu. Ali morreu o Ney Franco, técnico de time pequeno, e ali morreram os seus indicados. A nossa sorte estava selada e sabemos bem que a história que se seguiu à demissão do mineirinho é cheia de graça.
.
Veio o Joel Milagroso, com ele o Maracanã, a maior torcida do mundo e jogadores bem melhores que os filhotes do Franco, como os seus indicados mineiros e idênticos zagueiros inventores Thiago Gosling, Moisés e o nosso Irineu, que tiveram que encontrar outro clube pra não jogar bola.
.
Graças às pernas tortas do anjo Irineu o Flamengo está hoje a dois passos do paraíso, um no Rio e outro em Recife. E a minha dívida de gratidão será eterna.
..