terça-feira, 27 de maio de 2008

O JAÍLTON É MATADOR

FLAMENGO 2x1 INTERNACIONAL
.
Eu não sei se estou tentando fazer uma análise fria dos fatos ou se apenas quero aparecer, mas, infelizmente, vou cometer o insano absurdo de defender o Jaílton. As vaias foram merecidas (como todas as vaias da massa), e não, obviamente, por aquele passe errado que esgotou a paciência geral. O Obina pode jogar muito mal um jogo, pode errar um passe daqueles, e não será vaiado. O mesmo vale pro Fábio Luciano, Angelim, Toró, Ibson e tantos outros que conquistaram o respeito da torcida. O Jaílton está bem longe, nesse ano e pouco que está na Gávea, de ter conquistado qualquer coisa, além de reais em depósito em conta corrente. O time inteiro estava horrível, não havia espaço pra jogar, e houve uma infinidade de passes errados. No 1º tempo, o Inter deu uma aulinha de como se deve jogar bola. O Alex, o Fernandão e o Nilmar não arrebentaram porque são talentosos. Havia, taticamente, o esquema perfeito pra que eles fizessem o que sabem. Havia um monte de espaço pra eles jogarem.
.
A sorte do Fla foi que fomos pro intervalo só com 1x0. No 2º tempo, a coisa foi outra, com a disposição do time e a marcação pressão pré-acordada, com cada um com a sua função (ou seja, os jogadores correndo certo, bem diferente de antes, quando o Caio mandou o time copiar o Inter e as baratas tontas ficaram suando em círculos). Depois do intervalo, a situação se inverteu: quem ficou sem espaço pra jogar foram eles e, com os berros da arquibancada, a coisa fluiu. O Flamengo precisou de 10 minutos, apenas 10 minutos jogando como o Flamengo, pra vencer um timaço, o futuro vice-campeão brasileiro de 2008. Disseram que o Inter não jogou bem no 2º tempo, mas esqueceram de avisar que, com aquela pressão vinda de baixo e de cima, nem Pelé joga.
.
O Jaílton foi o jogador que mais roubou bolas no jogo, com média de 1 roubada a cada 11 minutos. E não foi dos que mais erraram passes no time do Flamengo. Enfim, não teve uma atuação tão ruim quanto pareceu ("Dez minutos sem Jaílton e jogo resolvido"). O problema dele é o histórico, é a falta de confiança que temos no rapaz, é, nesse jogo, o azar do erro de passe, num contra-ataque, logo depois do gol do Inter, de um jogador que ninguém acha que merece jogar na Gávea. Foi a gota d'água que, provavelmente, tirou ele do Flamengo. Eu estou enrolando, mas tenho que dizer: eu gosto do Jaílton. Eu e a mãe dele achamos que o cara é bom. Não é excepcional, não está acima da média. Mas também não está abaixo dela, como o Diego, por exemplo. Talvez ele não seja um cara pro Flamengo, ainda mais com esse elenco de hoje, com Toró, Rômulo, Cristian, Jônatas, Gavillán...
.
O problema do Jaílton, basicamente, é o excesso de faltas que ele faz. Mas tem o outro lado: segundo o Globoesporte.com, no campeonato brasileiro, o Flamengo é líder em roubadas de bola. Quase 2/3 desses desarmes é fruto do suor do trio de ferro "Angelim, Jaílton e Toró". O Jaílton é o 6º maior roubador de bolas nessas três rodadas, entre todos os jogadores do campeonato. Levando em conta que o Toró é o líder isolado nesse quesito, e o Angelim está em 5º, chega-se a conclusão simples de que há apenas 3 jogadores mais eficientes que o Jaílton entre todos os adversários do Flamengo, na análise dos desarmes. Ou seja, ele pode ser qualquer coisa, menos ruim. Imagino que ele deva ter vida longuíssima na Série A do Brasileirão. Acho que ele só não tem vaga em 4 times: Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro. Nos outros 16, joga fácil, fácil. (É infinitamente melhor que o Ygor, por exemplo, titular tricolor na Libertadores.)
.
Sei que o Jaílton é matador. Mata a torcida de susto toda a hora. Mas o time não venceu no sábado porque o Jônatas é melhor do que o Jaílton. Isso, até a Rainha da Inglaterra, a nobre senhora Bete, já sabe. O Flamengo ganhou porque jogou 10 minutos e virou o jogo. O Jaílton e o Jônatas jogam tão diferentes, em posições tão distintas, quanto o Bruno e o Obina. Quanto o Michael Jordan e o Tiger Woods. A mudança de sábado foi tática. A diferença técnica, a genial bola do Jônatas, ajudou muito, mas não foi ele que ganhou o jogo. Nem foi o Jaílton que perdeu o 1º tempo.