segunda-feira, 5 de maio de 2008

A (DES)IMPORTÂNCIA DO JOGO EM CUZCO

ERRATA EM O GLOBO
.
Maracanã, 9 de abril de 2008.
.
Ontem, o Jornal O GLOBO publicou a matéria "A importância do jogo em Cuzco", dizendo que o Flamengo não poderia perder hoje no Peru, se quisesse continuar dependendo de suas forças para se classificar na Libertadores. Ou seja, em caso de derrota, dependeríamos do resultado de Nacional x Cienciano para se classificar.
.
A Assessoria especial do Jornal O GLOBO (no caso, eu) entrou em ação e mandou um e-mail com as correções, pedindo que uma ERRATA fosse publicada hoje, antes do jogo. O Jornal respondeu este e-mail enviado, pedindo mais detalhes desta maravilha que é a matemática. Em seguida, foram enviados os detalhes requisitados.
.
Hoje, em O GLOBO, na página principal do caderno de esportes, está lá, grande e em negrito (ou "granito", dependendo da origem do cidadão) a informação correta: "Mesmo se perder, Fla depende de si". A matéria mostra alguns dos detalhes enviados pela Assessoria. Infelizmente, não mostra todos.
.
Mas está muito bom. Encerro como encerrei o meu e-mail para os matemáticos do jornal: "Time que pode perder tem muito mais chances de ganhar".
.
Boa sorte a todos hoje à noite,
Tomás.
.
P.s. abaixo, os detalhes da matemática:
.
----- Original Message -----
From: <
tom...@terra.com.br>
To: <
ton...@oglobo.com.br>
Sent: Tuesday, April 08, 2008 4:15 PM
Subject: Re: Fale com o Jornal O Globo - Editoria de Esportes
.
Se o Flamengo perder em Cuzco por 1x0 e vencer o Bolognesi, no Maracanã, por 4x0, ele estará classificado, independente do resultado de Nacional x Cienciano. Porque o Flamengo chegará aos 10 PG com +3 gols de saldo e não poderá ser ultrapassado pelos dois outros concorrentes. Será, necessariamente, ultrapassado por Nacional OU Cienciano, mas nunca pelos dois. Ficará em segundo do grupo e se classificará. A matéria de hoje, em O GLOBO, sob o título "A importância do jogo em Cuzco", diz o contrário. Que se o Flamengo perder no Peru, ele dependerá de uma vitória do Nacional sobre o Cienciano, na última rodada, para se classificar. O que não é verdade. Mesmo sendo derrotado, o Flamengo continuará dependendo apenas de si para se classificar para as oitavas. E depender apenas de si faz toda a diferença. (O Renato Maurício Prado comete o mesmo erro, implicitamente, também hoje, em sua coluna.) Por favor, rapaz, ajude um rubro-negro sofredor. Publique amanhã, antes do jogo, esta correção. Porque eu sei que tudo o que sai em O GLOBO, obviamente, chega aos jogadores do Flamengo. E, volto a dizer, time que pode perder tem muito mais chances de ganhar. Muito obrigado pela atenção.