domingo, 15 de junho de 2008

AO MURICY, A PONTE AÉREA

FLAMENGO 2X4 SÃO PAULO
.
Ontem, quando eu saí da estação do metrô no Maracanã e olhei pro Maior do Mundo, senti que o monstro tinha acordado. Quase 60 mil pessoas pra ver a festa do líder (e apenas 4.000 pagantes a menos do que no famoso 1x0 contra o mesmo São Paulo, no ano passado). Tudo certo, tudo combinado, só faltou acertar com os hômi. A comédia de erros não estava nos planos, mas, sinceramente, não sei o que é pior: perder pro São Paulo numa tarde dessas ou ouvir o Muricy dando entrevistas depois do jogo.
.
A derrota rende alguns comentários, como o gol imbecil que o Flamengo tomou, logo após empatar e incendiar o jogo. Um deixa-que-eu-deixo coletivo, capitaneado pelo chefe Bruno: 7 contra 3 e o cara mete o gol?! Outro ponto interessante foi a arbitragem, de uma infelicidade impressionante, como será exemplificado a seguir. (E, como bem mostrou o Caio, o não-gol do Fábio Luciano, o não-vermelho do Jancarlos e a punição à "cera" do Cristian definiram o resultado.) No final do jogo, percebi que aquele não era o nosso dia, e simplesmente isso. Quando tudo dá errado pra gente, até o placar do Maracanã não consegue anotar os gols que a gente faz (e, pasmem!, o juiz valida!). Quando a equipe técnica da Suderj conseguiu pôr o 1x1 no placar eletrônico, o São Paulo desempatou. Assim, nem Obina salva.
.
É sempre bom lembrar a velha e surrada máxima dos pontos corridos: o jogo de ontem vale a mesma coisa que o jogo contra o Ipatinga. Nem um ponto a mais, nem um ponto a menos. E, com 3 pontos nos 2 próximos jogos, fazemos 16 em 8, ou 67% de aproveitamento: coisa de campeão. Assim, ganhando no Ipatingão no próximo domingo, o que vier em Recife é lucro. Tenho a convicção de que a porrada foi forte, mas nada de grave aconteceu, até porque, o que será que o técnico são-paulino prefere? Ser líder ou ganhar do líder? Pela sua entrevista pós-jogo, ficou esta dúvida. Agüentar o tranco é fácil, difícil é ter que engolir tanta marra do cara, como se o campeonato estivesse voltando ao normal.
.
Estamos na sexta rodada, em primeiro lugar, e com 72% de aproveitamento. Comparando com outras sextas rodadas dos Brasileiros por pontos corridos, estamos à frente do Cruzeiro em 2003 (era vice), Santos em 2004 (17º), Corinthians em 2005 (9º) e São Paulo em 2006 (5º) e 2007 (6º). Ou seja: todos os campeões. E isso é ruim? Não consigo entender um argumento desses, que vem daqueles que arrotam que liderança agora não vale nada. E são os mesmos que dizem que, em pontos corridos, todo jogo tem o mesmo peso, que é sempre final de campeonato. Decidam-se: não vale nada ou é final de campeonato?
.
Perder em casa, no começo do Brasileirão, quando tínhamos a chance de acumular gordura, é péssimo, ainda mais pra um concorrente direto. Mesmo sendo um time que está muito mais fraco do que nos últimos dois anos, que passa a vergonha de jogar 90 minutos descendo o sarrafo e dando chutão pra todo o lado, inclusive pra área adversária (mas isso o Muricy não comenta). Esse jogo de ontem determina alguma coisa, como tenta transparecer o idiota paulistano? Ele trata essa vitória como uma quase-final, e afirma que partidas como essas são as fundamentais pro título. É bom ele saber que se não ganhar os outros jogos, será rebaixado. Claramente, não adianta nada ganhar do Flamengo e empatar com o Coritiba, em casa.
.
Mas, frente aos fatos, a boca do Ramalho morre: vejam cinco exemplos de umas coisas que acontecem com campeões brasileiros, nas primeiras rodadas dos pontos corridos:
(1) 02/05/2004 – 4ª rodada: Santos 1x3 Cruzeiro;
(2) 23/05/2004 – 7ª rodada: Santos 0x4 Palmeiras;
(3) 08/05/2005 – 3ª rodada: Corinthians 1x5 São Paulo;
(4) 26/06/2005 – 9ª rodada: Corinthians 0x1 Fluminense;
(5) 10/06/2007 – 5ª rodada: São Paulo 0x1 Atlético-MG.
.
(Tirando o Santos, que ainda estava na Libertadores, os outros dois paulistas só jogavam o Brasileiro, nessas partidas.)
.
Será que após essa derrota pro Atlético Mineiro, no ano passado, o Muricy disse a mesma coisa? Ou ele tem outro tipo de discurso preparado pra esse tipo de situação?
.
Ao Muricy, eu recomendo a ponte aérea, e o mais rápido possível.
.
.
P.s.: abaixo, o olho biônico do primeiro bandeira, e os seus pontos de vista, no 1º tempo:
.
O IMPEDIMENTO DO SOUZA, QUE SÓ ELE VIU
(O Cristian já tocou e o Souza tem condições.)
.
O NOSSO GOL DE EMPATE, AOS 27 DO 1º TEMPO
(E o jogo seria outro...)
(I) JUAN TOCA NA BOLA E O XERIFE TÁ MAIS LEGAL QUE PADRE EM BLITZ
.
(II) JUAN COMPLETA O PASSE E O FÁBIO LUCIANO CONTINUA NUMA BOA
.

(III) A BOLA JÁ FOI E A BUNDA DO TRICOLETE AGACHADO NA BARREIRA DÁ CONDIÇÃO LEGAL AO LANCE