quarta-feira, 9 de julho de 2008

VÃO OS RENATOS, FICAM OS CAMPEÕES

ATLÉTICO-MG X FLAMENGO
.
Nas últimas semanas, a Gávea virou um depósito de notícia excelente. Há muito tempo, só coisa boa nos acontece. A última foi a venda do Renato Augusto, mesmo sendo a preço de banana ouro. É o segundo Renato que perdemos em duas temporadas, mas dessa vez a minha impressão é outra. Agora, o Flamengo terá meios financeiros (porque lábia ajuda, mas não paga conta) pra pagar o que deve pelo Bruno, Ibson, Marcinho (‘o artilheiro do campeonato’) e, principalmente, segurar o Juan, o gênio da bola. Além, é claro, de outros caras que não possuem tanto ‘mercado’ quanto o Renato ou o Juan, mas que despertam cobiça por onde passam, como o Léo Moura. E ainda tem a pequena vantagem de garantir salários em dia, o que, definitivamente, não é nada ruim.
.
É claro que não é um assunto fácil, principalmente ao vermos o preço pago pelo serviço. Renato Augusto valer o mesmo que o Henrique é brincadeira. Essa é a diferença entre o Palmeiras e o Flamengo, entre alguém com dinheiro e outro desesperado. Em relação ao aspecto esportivo, se daqui a quatro anos o Renato Augusto for eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo, provavelmente reclamaremos desse ridículo preço pelo qual ele foi vendido. Mas, sinceramente, quem tiver memória vai lembrar que foi essa venda que garantiu a permanência do fantástico elenco hexa campeão brasileiro.
.
Hoje à noite, após a vitória no Mineirão, o Kleber Leite tem que telefonar pro Juan e perguntar pra ele: “Meu filho, o que você quer?” Se ele disser que é uma mansão no Caribe, o Flamengo compra. Se for uma Ferrari, o Flamengo dá, e se for treinar apenas em dias de sol, o Flamengo aceita. Porque craque se trata com carinho no rosto e dinheiro no bolso. Agora, se ele fizer manha e disser que só fica se derem pra ele a camisa 10 do Flamengo e do Zico (e, até ontem, do Renato Augusto), aí o Kleber terá a chance de construir um grandioso ídolo rubro-negro. Ao maior meia-armador do futebol brasileiro, eu desejo a camisa do maior craque do meu mundo.